sábado, 23 de junho de 2012

Experimento MINOS desmistifica neutrinos



Ciêntistas do experimento do Fermilab MINOS revelaram medição mais precisa do mundo de um parametro chave que regula a transformação de um tipo de Neutrino para outro, e anunciou uma nova medida de Neutrino com velocidade compativel com a da LUZ. As medições foram reveladas esta semana na conferencia de 2012 no Japão Sobre os NEUTRINOS. Os resultados confirmam que os neutrinos e suas contrapartes de antimatéria, antineutrinos, têm massas semelhantes, como previsto pelas teorias mais comumente aceitas que explicam como funciona o mundo subatômico. MINOS causou um choque no mundo da física em 2010, quando anunciou que uma medida desse parâmetro, chamado delta m quadrado, mostrou uma diferença surpreendentemente grande entre as massas dos neutrinos e antineutrinos.
 Uma medição de 2011 subsequente, com estatísticas,  traz o neutrino e antineutrino a massas com mais sincronia. Com os dados, e  duas vezes mais antineutrino recolhidos,  desde o seu resultado de 2011, os cientistas confirmam que o hiato fechou. Este sustenta previsões e fornece informações cruciais para muitos outros experimentos de neutrinos ao redor do globo.
 A nova medida é um dos vários assuntos anunciados esta semana pelo experimento MINOS na conferência de 2012 Neutrino em Kyoto, Japão. Estes são os resultados finais da primeira fase do experimento MINOS.
"No final de sua temporada inicial de sete anos, MINOS provou que tem sido um sucesso incrivelmente longa a  linha de base de  experiência de neutrinos", disse Rob Fermilab Plunkett, MINOS co-porta-voz. "Estamos ansiosos para a próxima fase, quando vamos procurar um novo tipo de neutrino."
 
 Os cientistas MINOS também anunciaram esta semana sua última medição da busca de um fenômeno raro, a transformação de neutrinos do múon em neutrinos de elétrons. A Daya Bay experiência na China e no experimento RENO na Coréia do Sul ganhou as manchetes no início deste ano com suas medidas dessa transformação, observados em neutrinos gerados por reatores nucleares.
Para medir a transformação de um tipo de neutrino para outro, o experimento MINOS emite um feixe de neutrinos muons 450 milhas (735 km) através da terra do Injetor Principal acelerador do Fermilab a um detector de neutrinos de 5.000 ton localizado um quilômetro subterrâneo em Laboratório Soudan metro no norte de Minnesota. O experimento utiliza dois detectores quase idênticos: o detector no Fermilab é utilizado para verificar a pureza do neutrino múon feixe, e o detector de Soudan procura eletrons e neutrinos múon. O neutrinos "viagem de Fermilab para Soudan leva cerca de 2,5 milissegundos, dando os neutrinos tempo suficiente para mudar suas identidades.


Maiores informações:
 http://www.fnal.gov/pub/presspass/press_releases/2012/minos-antineutrinos-20120605.html
http://www.fnal.gov/pub/presspass/press_releases/2012/minos-antineutrinos-20120605-images.html


Nota: Não sei porque, mas ainda vamos ouvir falar muito disso, acredito que esta nova energia será algo extremamente importante em tudo, em nosso planeta. JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário